Cidades Sustentáveis

Noticías

Reunião GT Meio Ambiente Rede Nossa São Paulo -GTMA

Convidamos para a próxima Reunião Aberta do GT Meio Ambiente, que será realizada no dia 9 de abril, terça-feira, das 19:30h às 21h30, na sede da SOS Mata Atlântica, no Conjunto Nacional - prédio Horsa I – Av. Paulista 2073 − 13o andar.

A proposta de pauta para esta reunião:
- Apresentação dos participantes;
- Reunião Inter-GTs e interação com Programa Cidades Sustentáveis
- como foi a reunião com o Secretário
- Audiências Públicas - Plano de Metas
- Metas Priorizadas RNSP/GTMA (Comentários de cada subgrupo, que sugeriu as Metas da proposta da RNSP)
- Como iremos acompanhar Plano de Metas + Metas GTMA?
- Outras atividades: participação nas audiências públicas, reuniões com o Executivo para apresentar comentários sobre o Plano de Metas apresentado pelo Haddad etc.

__________________________________________________________________

Encontro levanta boas ideias para gerenciamento de resíduos sólidos.

Iniciativas integrarão documento que será oferecido aos prefeitos signatários do Programa Cidades Sustentáveis, visando à implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos municípios
Práticas bem-sucedidas de gerenciamento de resíduos sólidos no País foram elencadas durante o segundo encontro sobre o tema. As boas ideias irão ajudar a compor um documento que será disponibilizado aos municípios brasileiros que precisam começar a colocar em prática a Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010. Veja mais

INICIAMOS A DISCUSSÃO DO PLANO DIRETOR DE SÃO PAULO

O prefeito Fernando Haddad afirmou na abertura Ciclo de Diálogos e Debates com a Sociedade Civil sobre Temas Urbanos e a Revisão do Plano Diretor da Cidade de São Paulo, organizado pelo Fórum Suprapartidário por uma São Paulo Saudável e Sustentável, que o executivo está 100% disponível para, junto com a sociedade civil, debater profundamente a cidade de São Paulo com transparência, com tranquilidade e com determinação para revisar o plano diretor.
“Entendo que se nós aproximarmos a população da cidade de SP em fóruns como esse nós vamos produzir um Plano Diretor melhor do que o atual. Não pelos defeitos do atual, mas pela virtude do processo de discussão. O processo de discussão serve para isso, superar as etapas anteriores e melhorar o processo de formulação.” “E nós queremos inaugurar este debate. Nós queremos ficar próximos dos movimentos de moradia, próximos dos arquitetos, dos urbanistas das entidades que queiram o bem da cidade”

Projeto cria a Frente Parlamentar pela Sustentabilidade em São Paulo

Proposta, que ainda deverá ser votada na Câmara Municipal paulistana, tem como base o Programa Cidades Sustentáveis e já conta com o apoio de 13 vereadores


Está em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo o Projeto de Resolução 003/2012, que visa criar a Frente Parlamentar pela Sustentabilidade. A proposta, a primeira apresentada pelo vereador Ricardo Young (PPS), já conta com a adesão de 12 outros parlamentares que subscrevem o texto como coautores.

Na relação de coautores da proposta estão vereadores de diversos partidos, entre os quais PV, PSDB,PHS, PSD, PT e PSOL.

A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade, segundo o projeto, terá como objetivo “contribuir para a formação das bases sociais e políticas para a construção de uma nova visão de São Paulo sob o prisma da democracia e da sustentabilidade, com base no Programa Cidades Sustentáveis, do qual o prefeito Fernando Haddad é signatário, priorizando a defesa da vida, de princípios e valores humanistas e a consciência ambiental”.
Ricardo Young, vereador que deu início ao projeto, diz que a iniciativa é importante para tirar o tema sustentabilidade da disputa partidária. “Com adesão de vereadores dos mais diversos partidos, discutiremos temas que a cidade não pode mais adiar, como saneamento básico e despoluição do ar e dos rios”, argumenta.

Pela proposta, que ainda deverá ser votada no Legislativo paulistano, a frente também buscará estabelecer relações de apoio a ações e projetos de instituições da sociedade civil.
A ideia, de acordo com Young, é que a frente contemple os temas que fazem parte do Programa Cidades Sustentáveis. “Se o prefeito da cidade assinou a carta compromisso da plataforma, não há porque a Câmara Municipal também não ser aderente e discutir os temas ali previstos. Isso faz todo o sentido”, avalia.

O parlamentar do PPS lembra que a frente está aberta à adesão de outros vereadores. Alem dele, até o momento, também assinam o projeto de resolução: Abou Anni (PV), Andrea Matarazzo (PSDB), Ari Friedenbach (PPS), Aurélio Nomura (PSDB), Floriano Pesaro (PSDB), Gilberto Natalini (PV), José Police Neto (PSD), Juliana Cardoso (PT), Laércio Benko (PHS), Mário Covas Neto (PSDB), Nabil Bonduk (PT) e Toninho Véspoli (PSOL).

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Rede Nossa São Paulo e Rede de Ação Política Pela Sustentabilidade oferecem curso "Candidatos pela Susttentabilidade"





 Rede Nossa São Paulo e a Rede de Ação Política Pela Sustentabilidade (RAPS) estão promovendo o Curso “Candidatos pela Sustentabilidade”, nos dias 1 e 2 de junho, em São Paulo. O curso, que terá como base o Programa Cidades Sustentáveis, é destinado pré-candidatos(as) a prefeito(a) e presidentes de diretórios de partidos políticos municipais, estaduais e nacional que assinaram a carta compromisso do Programa Cidades Sustentáveis.  Pré-candidatos a vereador(a) vinculados a diretórios municipais de partidos políticos que assinaram a carta compromisso do programa também estão convidados a fazer o curso (mais informações sobre a carta compromisso, acessem o site http://www.cidadessustentaveis.org.br/


No curso, serão apresentadas aos participantes as ferramentas e os instrumentos para elaboração, apresentação e gestão de uma campanha eleitoral que tenha como objetivo um candidato preparado e focado na agenda da sustentabilidade urbana.


 Entre os palestrantes convidados estão Oded Grajew, coordenador geral da Rede Nossa São Paulo, Ricardo Young, ex-presidente do Instituto Ethos, Steve Jarding, professor de Políticas Públicas da Harvard Kennedy School e especialista em gerenciamento de campanhas e estratégias políticas, Rodrigo Lugones, mestre em gerenciamento político pela George Washington University – USA, Maurício Brusadin, ex-presidente estadual do Partido Verde (São Paulo), Nabil Bonduki, ex-secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, e Mauricio Broinizi Pereira, coordenador da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo e secretário executivo da Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. A formação dos “Candidatos pela Sustentabilidade” ocorrerá nos dias 1 e 2 de junho de 2012, no Hotel Intercontinental (Alameda Santos, 1.123 – Jardim Paulista, em São Paulo/SP). 


Cada pré-candidato a prefeito(a) terá direito de levar um acompanhante, mediante a inscrição prévia. Entretanto, não será aceita a participação do assessor ou convidado desacompanhado do pré-candidato. Esclarecemos que as despesas com passagens, hospedagem e alimentação são por conta de cada participante. As inscrições poderão ser realizadas com Zuleica Goulart, pelo e-mail zuleica@isps.org.br Investimento Individual: R$ 50,00 (o pagamento será efetuado no credenciamento, no local do curso).

Programação geral do curso




01/06/2012
02/06/2012
8:30 – Inscrição e retirada de material

9:00 – Palestra de abertura
9:00- Abertura
9:30 – 11:00 – Módulo I e debate
9:30 – 11:00 – Módulo V e debate
11:00 – 11:30 – Coffee break
11:00 – 11:30 – Coffee break
11:30 – 13:00 – Módulo II e debate
11:30 – 13:00 – Módulo VI e debate
13:00 – 14:30 – Almoço
13:00 – 14:30 – Almoço
14:30 – 16:00 – Módulo III e debate
14:30 – 16:00 – Módulo VII e debate
16:00 – 16:30 - Coffee break
16:00 – 16:30 - Coffee break
16:30 – 18:00 – Módulo IV e debate
16:30 – 18:00 – Módulo VIII e debate

18:00 – 19:00 – Palestra de encerramento

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo I
Agenda da sustentabilidade: do global ao local e a relevância da gestão das cidades
Carga Horária
1h30min
Ementa
  • Do global ao local
  • Falência do sistema multilateral
  • A crise das mudanças climáticas
  • PIB: um novo olhar sobre o progresso
  • Sustentabilidade: conceito
  • Cidades
  • Uma nova ética para a formulação de Políticas Públicas
Palestrante
Ricardo Young
 Programa de metas (indicadores) e Participação
Módulo II

Carga Horária
1h30min
Ementa
Programa de Metas:
·                    Os prefeitos deverão apresentar um programa detalhado de governo com metas claras e prestação de contas semestral.
Metas Quantitativas e Qualitativas:
1. Acessibilidade
2. Assistência Social
3. Criança e Adolescente
4. Cultura
5. Democracia Participativa e Transparência
6. Educação
7. Esporte
8. Habitação
9. Indicadores
10. Juventude
11. Meio Ambiente
12. Orçamento
13. Saúde
14. Trabalho e Renda
15. Transporte – Acidentes de trânsito
16. Transporte – Mobilidade urbana
17. Violência

·                    A participação da comunidade local na tomada de decisões legitima o interesse e a vontade da população local.
·                    A interação entre os diferentes níveis de governo (paradiplomacia) é um instrumento importante para a construção das cidades inclusivas, prósperas, criativas, educadoras, saudáveis e democráticas, que proporcionem uma boa qualidade de vida aos cidadãos e que permitam a participação da sociedade em todos os aspectos relativos à vida pública.
Palestrante
Maurício Broinizi Pereira


Módulo III
Campanha 2.0
Carga Horária
1h30min
Ementa

·         Este Módulo do curso consiste em levar ao candidato três eixos importantes para o Planejamento de Campanhas Digitais, o primeiro é a sensibilização para as mudanças impostas pela WEB 2.0, ou seja, como se inserem num contexto histórico a nova era digital e qual a filosofia presente na rede que estão transformando as relações de poder.

·         O segundo eixo denomina-se, Planejamento Estratégico Digital ou Posicionamento Digital, a idéia central é mostrar ao candidato que a internet, como todo meio de comunicação requer construir uma imagem, uma conceito, uma mensagem, ter conteúdo, abraçar uma causa, e a importância de formar uma equipe, antes de iniciar qualquer ação, e por último discutiremos o gerenciamento de Redes Sociais.

·         O Módulo será divido em 3 eixos temáticos de 30 minutos cada um:
1) Sensibilização Digital: Contexto de Mudanças para a Era da Comunicação Colaborativa
2) Planejamento de Campanhas Digitais - Posicionamento Digital
3) Gerenciamento das Redes Sociais
Palestrante
Maurício Brusadin

Módulo IV
Planejamento de desenho urbano
Carga Horária
1h30min
Ementa
·         O planejamento urbano é o instrumento que garante aos prefeitos e gestores públicos a possibilidade de pensar sua cidade em diferentes cenários e possibilidades.
·         Este é sem dúvida o instrumento principal na construção de cidades inclusivas e prósperas.
·         A definição de indicadores poderá mostrar o cenário real da cidade sendo a partir desta análise possível revisar a gestão presente e planejar a gestão futura.
·         Os indicadores tornam-se instrumentos fundamentais para promover o conhecimento e a informação necessários para a compreensão das especificidades e dos problemas dos centros urbanos.

·         O ordenamento do território é uma forma de planejamento do espaço urbano, ou seja, um instrumento que deve integrar o planejamento urbano, pois é por meio dele que o prefeito e os gestores públicos poderão evitar a ocupação de áreas de risco, projetar as alterações necessárias para o plano diretor, prever a expansão urbana, projetar áreas industriais, dentre outras situações.
Palestrante
Nabil Bonduki

Módulo V
Comunicação Política Direta
Carga Horária
 1h30minutos
Ementa
·         Comunicação mediada
·         A caixa preta dos meios de comunicação
·         Credibilidade dos meios de
·         Tipos de comunicação direta
·         Abranger o maior número de meios de comunicação possível
·         As novas tecnologias
·         A velocidade da obsolescência das ferramentas
·         Entender a mudança que estamos vivendo: mudança de paradigma
·         Paradigmas: definição
·         Criatividade e engenhosidade como valor
·         Mais informados, sobre menos coisas
·         O erro dos partidos políticos
·         Militância digital
·         10 passos até a comunicação direta

Palestrante
Rodrigo Lugones

Módulo VI
Estratégia de Campanha Eleitoral
Carga Horária
1h 30min
Ementa
·         Mídia Trainning
·         Escrever e transmitir um discurso
·         Conhecendo a sua cidade
·         Debates
·         Equipe de Campanha
Professor
Steve Jarding (Harvard Kennedy School)

Módulo VII
Estratégia de Campanha Eleitoral
Carga Horária
1h 30min
Ementa
·         Mídia Trainning
·         Escrever e transmitir um discurso
·         Conhecendo a sua cidade
·         Debates
·         Equipe de Campanha
Professor
Steve Jarding (Harvard Kennedy School)

Módulo VIII
Estratégia de Campanha Eleitoral
Carga Horária
1h 30min
Ementa
·         Mídia Trainning
·         Escrever e transmitir um discurso
·         Conhecendo a sua cidade
·         Debates
·         Equipe de Campanha
Professor
Steve Jarding (Harvard Kennedy School)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e verifique o resultado